Pular para o conteúdo principal

Resíduos Orgânicos



É fato comprovado, mas nunca é demais repetir: as sobras de uma simples refeição, que invariavelmente acabando indo para o lixo, têm um valor imensurável -ambiental, social e econômico. No Brasil, o descarte de alimentos causa um grande impacto sobre a geração de resíduos urbanos, chegando a representar mais de 50% do total, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpreza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Na ausência de seleção adequada e da destinação correta, esses resíduos se tornam fonte geradora de problemas ambientais. Porém, com a adoção de patricas sustentáveis e em consonância com as diretrizes da PNRS, podem ser tratados e recuperados tanto em escala industrial quanto doméstica ou comunitária, podendo ser usados como fonte de energia (biogás) ou como fertilzante orgânico.

De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, somente os rejeitos, ou seja, os resíduos não recicláveis, poderão ser enviados aos aterros sanitários. Embora esse seja o gerenciamento correto e a realidade ainda esteja distante do ideal, há quem faça a diferença.


IDEIAS SIMPLES EM PRÁTICA

A mudança aconteceu de porta em porta, nas comunidades CHICO MENDES, Novo Horizonte e Nossa Senhora da Glória, pertencentes ao bairro Monte Criste, em Florianópolis (SC). O projeto Revolução dos Baldinhos, idealizado pelo Cepagro ( Centro de Estudos de Promoção da Agricultura de Grupo), junto a escolas, associação de moradores local e postos de saúde, transformou a vida de quase 250 famílias, a partir do momento em que foram distribuídos simples baldinhos entre os moradores, com o objetivo de conscientizar as famílias a realizarem a separação dos resíduos orgãnicos em casa, ao coletá-los e processá-los, gerando, assim, recursos com a venda do "produto final". Os resíduos são levados a uma escola pública, que concedeu o espaço para a compostagem no sistema de leiras estáticas com aeração natural. O adubo, derivado da junção de resíduos orgânicos , podas picadas ou serragem e aparas de grama, é embalado e parte dele retorna para as famílias. 


DESTINAÇÃO ADEQUADA

A recuperação dos resíduos orgânicos se faz possível praticamente em qualquer tipo de munícípio, porém, em locais com maior volume de geração, é recomendada a instalação de usinas de compostagem, que devem contar com gerenciamento técnico e com monitoriamento costante.







Por: Fernanda Rodrigues



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente

Você já se perguntou o que acontece com a espuma do detergente que vai para o ralo depois que você lava a louça?  Diariamente, sabões, detergentes e os mais variados produtos de higiene usados nas residências e indústrias atingem o sistema de esgotos e, sem o devido tratamento, acabam indo parar em rios e lagos. Lá, causam diversos efeitos nos corpos hídricos e na vida aquática. Primeiramente, é preciso entender qual é a constituição dos sabões e detergentes. Ambos possuem substâncias denominadas  tensoativas,  ou seja, diminuem a tensão formada entre dois líquidos. Assim, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Não é à toa que costumamos usar os produtos para limpeza em geral. Os detergentes possuem outros compostos para melhorar o poder de limpeza, como os agentes  sequestrantes e quelantes , que também causam impactos ao meio ambiente. Para o produto ter atratividade e resistir longos períodos na prateleira do supermercado...

O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL ?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosõ...

ONU lança campanha para reduzir plástico nos oceanos

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material. "Clean Seas" ("Limpar os mares") se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado. Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos. Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis. "Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito mar...