É fato comprovado, mas nunca é demais repetir: as sobras de uma simples refeição, que invariavelmente acabando indo para o lixo, têm um valor imensurável -ambiental, social e econômico. No Brasil, o descarte de alimentos causa um grande impacto sobre a geração de resíduos urbanos, chegando a representar mais de 50% do total, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpreza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Na ausência de seleção adequada e da destinação correta, esses resíduos se tornam fonte geradora de problemas ambientais. Porém, com a adoção de patricas sustentáveis e em consonância com as diretrizes da PNRS, podem ser tratados e recuperados tanto em escala industrial quanto doméstica ou comunitária, podendo ser usados como fonte de energia (biogás) ou como fertilzante orgânico.
De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, somente os rejeitos, ou seja, os resíduos não recicláveis, poderão ser enviados aos aterros sanitários. Embora esse seja o gerenciamento correto e a realidade ainda esteja distante do ideal, há quem faça a diferença.
IDEIAS SIMPLES EM PRÁTICA
A mudança aconteceu de porta em porta, nas comunidades CHICO MENDES, Novo Horizonte e Nossa Senhora da Glória, pertencentes ao bairro Monte Criste, em Florianópolis (SC). O projeto Revolução dos Baldinhos, idealizado pelo Cepagro ( Centro de Estudos de Promoção da Agricultura de Grupo), junto a escolas, associação de moradores local e postos de saúde, transformou a vida de quase 250 famílias, a partir do momento em que foram distribuídos simples baldinhos entre os moradores, com o objetivo de conscientizar as famílias a realizarem a separação dos resíduos orgãnicos em casa, ao coletá-los e processá-los, gerando, assim, recursos com a venda do "produto final". Os resíduos são levados a uma escola pública, que concedeu o espaço para a compostagem no sistema de leiras estáticas com aeração natural. O adubo, derivado da junção de resíduos orgânicos , podas picadas ou serragem e aparas de grama, é embalado e parte dele retorna para as famílias.
DESTINAÇÃO ADEQUADA
A recuperação dos resíduos orgânicos se faz possível praticamente em qualquer tipo de munícípio, porém, em locais com maior volume de geração, é recomendada a instalação de usinas de compostagem, que devem contar com gerenciamento técnico e com monitoriamento costante.
Por: Fernanda Rodrigues
Comentários
Postar um comentário