Pular para o conteúdo principal

Temas relacionados ao Meio Ambiante que podem cair no Enem 2017!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, já causa preocupação aos estudantes em 

relação aos possíveis assuntos relacionados ao Meio Ambiente que poderão ser abordados 

na prova. Veja algum deles: 

1. Meio Ambiente
O meio ambiente, cada vez mais é constantemente afetado pelas altas taxas de poluição, e também pela urbanização desenfreada, que vivemos nos últimos tempos, tudo isso gera impactos cada vez mais profundos no meio ambiente, e toda a população sofre com suas causas, que são enchentes, aquecimento global, e até mesmo deslizamentos de terras, o que causa grandes tragédias. Veja os outros 9 temas.
2. O Aquecimento Global e o Efeito Estufa
O efeito estufa é um evento natural que ocorre na terra, que causa aquecimento na terra, e é graças a ele que a vida no planeta é possível, porém com a constante poluição, desmatamento, e outros, ocorre o aquecimento global, que o super aquecimento do planeta, ou seja, com temperaturas elevadas, que além de causar grande incomodo, ainda causa danos graves ao planeta.
3. O Buraco na Camada de Ozônio
A camada de ozônio protege o planeta dos raios ultravioletas, emitidos pelo sol. Os CFCs fazem uma reação com o ozônio presente na camada, e causa o buraco na camada de ozônio, os CFCs fazem parte de aerossol, ar condicionado, refrigeradores, e outros. O buraco na camada de ozônio é gradativo e acontece de forma lenta.
4. Enchente
Ultimamente temos acompanhado no Brasil e no mundo grande enchente e catástrofes naturais, grande parte causadas pelas ilhas de calor, e ocorre muito mais em áreas de grande urbanização, devido ainda pelo solo impermeabilizado, o que atrapalha o escoamento da chuva, dentre outros motivos causadores das enchentes.


5. Ilhas de Calor
O perímetro urbano possui uma maior elevação da temperatura, do as áreas rurais, a constante urbanização, e retirada da vegetação das áreas urbanas são as causas desse efeito, o que causa grande transtornos e desconfortos para a população urbana.
6. Inversão Térmica
Ocorre em áreas rurais, é quando uma camada de ar quente fica sobreposta a uma camada de ar frio, e causa a falta de circulação de ar, o que deixa o ar muito poluído, e causa problemas respiratórios e de saúde.
7. Chuva Ácida
Ocorre principalmente em países europeus, e é causada pela liberação de óxidos de nitrogênio, e também de dióxido de enxofre e de carbono, que com a mistura a vapor de água ficam na forma de ácido sulfúrico e nítrico, os efeitos são corrosão de prédios, e estátuas principalmente com presença de calcário em sua composição.
8. Desabamento de Terras
São naturais, porém se torna frequente devido a grande intervenção do homem na terra, a retirada da vegetação local, e ainda as construções em áreas irregulares e de alto risco de deslizamento.
9. Energia Renovável
São obtidas de formas naturais como pelo sol e pelo vento, o que causa menos impacto ambiental, pois são energias limpas, e em uma país como o Brasil, seria excelente pois o país possui muito sol e vento, principalmente em determinadas áreas do país, e além de tudo são fontes renováveis, em contrapartida a outras usadas no Brasil que não são renováveis.
10. Ciclo do Nitrogênio
Importante para todos os seres vivos, que através do ciclo do nitrogênio conseguem produzir ácidos nucleicos, proteínas e também aminoácidos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL ?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosõ

Projeto de Conservação do Mico-leão-da-cara-preta completa um ano com registros inéditos da espécie

O Projeto de Conservação do Mico-leão-da-cara-preta completa um ano de atuação nas Unidades de Conservação do Parque Estadual de Cananéia (SP) e do Parque Nacional de Superagui (PR). Em tempo de celebrar a data, imagens inéditas dos micos foram obtidas por meio de uma câmera escondida, na Unidade de Conservação paulista. O destaque nos novos registros é a presença dos pequenos filhotes nas costas da mãe e, em seguida, seu desenvolvimento, mostrando como se tornaram mais fortes, se alimentando sozinhos. Elenise Sipinski, coordenadora do projeto, explica que o período de reprodução é sempre muito crítico para a conservação das espécies, pois os filhotes estão mais vulneráveis. “Neste ano, além das já conhecidas ameaças, precisamos monitorar como os animais se comportam diante dos surtos de febre amarela no estado de São Paulo”, relata. O projeto foi idealizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para contribuir com a proteção da espécie, implement

ONU lança campanha para reduzir plástico nos oceanos

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material. "Clean Seas" ("Limpar os mares") se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado. Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos. Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis. "Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito mar