Pular para o conteúdo principal

10 APLICATIVOS SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA VOCÊ UTILIZAR

Praticar a sustentabilidade é pensar no futuro. Pensando nisso, vários desenvolvedores resolveram criar aplicativos para celulares e tablets que incentivam o comportamento sustentável e a preservação do meio ambiente como uma forma de reduzir os impactos ambientais causados pelos maus hábitos de consumo ou pela falta de conscientização no dia a dia.
Para que você também fique por dentro das boas práticas de sustentabilidade social e ambiental, resolvemos listar 10 dos principais apps disponíveis, tanto em sistemas operacionais Android quanto em iOS, para que você fique em dia com a natureza e contribua na solução de um mundo melhor para todos.
⦁ Green TipsAndroid e Windows Phone – GRÁTIS
Esse é um aplicativo informacional, cheio de dicas sobre práticas sustentáveis e mudanças de hábitos que você pode adotar para levar uma vida mais em sintonia com a natureza. O App traz mais de 150 práticas importantes, como maneiras de reduzir a emissão de carbono, de separar o lixo, economizar água, diminuir os gastos domésticos de energia e demais atividades que podem ser readaptadas ao consumo consciente de cada recurso. O conteúdo, ainda, pode ser compartilhado, no Facebook ou Twitter, com os seus amigos.
⦁ Manual de Etiqueta – Planeta SustentáveliOS – GRÁTIS
O App, desenvolvido pela editora Abril, também traz muitas informações sobre como é possível reduzir os impactos ambientais que cometemos no dia a dia e, de certa maneira, conservar o meio ambiente. Dentro do Manual, encontram-se dicas de reciclagem de materiais, consumo e economia d’água, comportamento voltado à sustentabilidade social e utilização responsável de energia. Para mudar de atitude, é preciso conhecer sobre o assunto.
⦁ Green GenieiOS – PAGO
Se você precisa de ideias para começar a ser um pouco mais “verde”, o Green Genie funciona como uma enciclopédia cheia de termos e mais de 100 projetos sustentáveis para que você leia e se interesse mais pela causa. Além disso, ele funciona como um contador de emissões de carbono, para mostrar o quanto é possível evitar esse tipo de atividade e diminuir a produção nociva de poluentes na atmosfera.
⦁ PollutioniOS – GRÁTIS
Pollution é um app capaz de medir a poluição atmosférica da região onde você está, funcionando como um indicador de níveis elevados de poluentes que podem prejudicar a vida dos moradores. São mais de 1300 cidades cadastradas e o sistema de aferição funciona por meio do Google Maps. Essa é uma maneira de conscientizar a população de que o território que frequentam pode ser melhorado e o meio ambiente deve ser preservado.
⦁ My Fun CityAndroid e iOS – GRÁTIS
Aqui está uma maneira de qualificar a sua cidade e compartilhar com os seus amigos os pontos fortes do local onde você mora. O My Fun City é um aplicativo elaborado para avaliar a gestão pública e o nível de cidadania de onde você se encontra, na medida em que são feitos check-ins a partir de qualquer aparelho mobile. Em 2013, o aplicativo foi eleito pela ONU, no WSA-Mobile, como a melhor plataforma de cidadania no meio digital.
⦁ Sai Desse Banho – SWUiOS – GRÁTIS
O aplicativo trata, de maneira lúdica, do consumo consciente da água durante o banho. A plataforma funciona como um despertador, que avisa quando é hora de terminar a ducha, com o intuito de economizar água. Se passar do tempo previsto, ele começa a tocar uma música irritante e barulhenta, até que você desligue o chuveiro e silencie o seu iPhone.
⦁ Leaf SnapAndroid e iOS – GRÁTIS
Um app sobre biodiversidade, voltado para o conhecimento ecológico de espécies de árvores e plantas que podem ser encontradas durante o seu passeio ao ar livre. É só tirar uma foto da planta que você encontrar e ele analisa a imagem e indica a qual espécie ela pertence. Além do mais, é possível ter acesso a um vasto índice de folhas, frutos, sementes, raízes e cascalhos, em alta resolução, para entender ainda mais sobre universo botânico.
⦁ Project NoahiOS – GRÁTIS
Esse app é muito interessante, pois, além de incentivar a preservação da fauna e da flora, também promove a interação dos usuários, por meio de atividades lúdicas e compartilhamentos de projetos ecossustentáveis. Ele permite aos usuários o compartilhamento de suas viagens e passeis ecológicos, como também dispõe de informações detalhadas de plantas e animais nativos do lugar visitado. Incentivar um mundo melhor é conhecê-lo de perto com esse aplicativo.
⦁ Recicle RJAndroid e iOS – GRÁTIS
Por meio desse aplicativo você consegue encontrar, mais facilmente, os pontos de coleta de materiais recicláveis no perímetro urbano do Rio de Janeiro. A ideia da plataforma acontece sob o mesmo princípio do app Rota da Reciclagem, porém, se torna útil apenas para quem utilizá-la dentro do município carioca. O mais curioso é que essa inovação foi criada por dois estudantes brasileiros, entre 16 e 17 anos, servindo como grande ferramenta de incentivo à coleta seletiva à preservação natural, junto à sustentabilidade social e para o fomento da educação.
 Eco ChargerAndroid – GRÁTIS
Você já esqueceu de carregar o seu celular? Calma, acontece com todo mundo. Porém, já aconteceu de esquecer o seu aparelho carregando, por horas e horas, mesmo com a bateria já cheia? Pois é, isso não é sustentável. Mesmo com 100% de energia, se o smartphone ainda permanecer na tomada, com a bateria sendo carregada, há um gasto de 1 W em média. Como já existem mais de 4 bilhões celulares e carregadores no mundo, já imaginou o tamanho do prejuízo, não é mesmo? Pensando nisso, o Eco Charger se predispõe a anunciar, por meio de notificação sonora ou vibratória, o momento em que o equipamento estiver “full battery” e você já puder retirá-lo da tomada.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL ?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosõ

Projeto de Conservação do Mico-leão-da-cara-preta completa um ano com registros inéditos da espécie

O Projeto de Conservação do Mico-leão-da-cara-preta completa um ano de atuação nas Unidades de Conservação do Parque Estadual de Cananéia (SP) e do Parque Nacional de Superagui (PR). Em tempo de celebrar a data, imagens inéditas dos micos foram obtidas por meio de uma câmera escondida, na Unidade de Conservação paulista. O destaque nos novos registros é a presença dos pequenos filhotes nas costas da mãe e, em seguida, seu desenvolvimento, mostrando como se tornaram mais fortes, se alimentando sozinhos. Elenise Sipinski, coordenadora do projeto, explica que o período de reprodução é sempre muito crítico para a conservação das espécies, pois os filhotes estão mais vulneráveis. “Neste ano, além das já conhecidas ameaças, precisamos monitorar como os animais se comportam diante dos surtos de febre amarela no estado de São Paulo”, relata. O projeto foi idealizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para contribuir com a proteção da espécie, implement

ONU lança campanha para reduzir plástico nos oceanos

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material. "Clean Seas" ("Limpar os mares") se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado. Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos. Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis. "Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito mar