Pular para o conteúdo principal

Secretário de Meio Ambiente é exonerado pelo prefeito Odelmo Leão em Uberlândia


Mais uma mudança no secretariado do prefeito Odelmo Leão foi publicada no Diário Oficial do Município de Uberlândia. Os decretos desta quinta-feira (7) exoneram da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico Dorovaldo Rodrigues Junior e nomeiam João Batista Ferreira Júnior para o cargo.

O novo secretário de Meio Ambiente já esteve no primeiro escalão de Odelmo na gestão anterior, quando foi responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Exonerações anteriores

Essa é a terceira troca dos últimos dois meses e a quinta na atual gestão municipal. Em novembro do ano passado, Sérgio Attiê deixou a diretoria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) por motivos pessoais e então foi nomeado o vice-prefeito Paulo Sérgio para a função.
Para o cargo de secretário de Trânsito e Transportes que ele assumia, foi nomeado o assessor da pasta, Divonei Gonçalves. Já em novembro deste ano, a baixa ocorreu no Procon com a saída de Chelara Nunes e nomeação do novo superintendente Abatenio de Andrade Marquez.
Nesta semana ocorreu a exoneração da secretária municipal de Comunicação Social, Maristela Gramacho. Quem assumiu a função foi a primeira-dama Ana Paula Junqueira, que acumula o cargo sem remuneração e dividindo as responsabilidades com a Secretaria de Governo.


Prefeitura de Uberlândia tem passado por mudanças no secretariado — Foto: Caroline Aleixo/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente

Você já se perguntou o que acontece com a espuma do detergente que vai para o ralo depois que você lava a louça?  Diariamente, sabões, detergentes e os mais variados produtos de higiene usados nas residências e indústrias atingem o sistema de esgotos e, sem o devido tratamento, acabam indo parar em rios e lagos. Lá, causam diversos efeitos nos corpos hídricos e na vida aquática. Primeiramente, é preciso entender qual é a constituição dos sabões e detergentes. Ambos possuem substâncias denominadas  tensoativas,  ou seja, diminuem a tensão formada entre dois líquidos. Assim, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Não é à toa que costumamos usar os produtos para limpeza em geral. Os detergentes possuem outros compostos para melhorar o poder de limpeza, como os agentes  sequestrantes e quelantes , que também causam impactos ao meio ambiente. Para o produto ter atratividade e resistir longos períodos na prateleira do supermercado...

O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL ?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosõ...

ONU lança campanha para reduzir plástico nos oceanos

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material. "Clean Seas" ("Limpar os mares") se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado. Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos. Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis. "Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito mar...