Pular para o conteúdo principal

Após chuva recorde, BH segue com vários deslizamentos de encostas

Depois do janeiro mais chuvoso na história de Belo Horizonte, fevereiro mal começou e já registrou mais do que 60% do volume de chuvas que eram esperadas para todo o mês. Com o solo encharcado e a cidade em alerta para risco geológico até quinta-feira (13), não é difícil encontrar pela cidade rastros de deslizamentos de encostas ou pontos que oferecem riscos de desabar.


Neste ano a Defesa Civil já recebeu 5.587 chamados da população. A maioria das solicitações foi para deslizamento de encosta (973) e risco de deslizamento de encosta (701). A maior quantidade de solicitações registradas foi nas regionais Centro-Sul, Oeste e Barreiro.


Um dos pontos que mais chama atenção é na Avenida Raja Gabaglia, na altura do Hospital Madre Tereza, na Região Oeste, no sentido bairro. Parte da encosta cedeu no dia 28 de janeiro e chegou a atingir a via, que ficou fechada para o trânsito. A avenida foi limpa e liberada um dia depois, mas a calçada permanece encoberta pela terra, impedindo a passagem de pedestres.


O outro ponto é na Avenida Cristiano Machado, altura do Bairro da Graça, na Região Leste, no sentido centro. Três pontos distintos, bem próximos uns dos outros, cederam e uma grande quantidade de terra ocupa parte da calçada. O restante da encosta permanece intacto e uma lona foi colocada para evitar deslizamentos.



Na Rua Patagônia, no bairro Sion, Região Centro-Sul da capital, a encosta também começou a ceder após as chuvas dos últimos dias e, por precaução, parte de uma das faixas precisou ser interditada.


No Anel Rodoviário, uma encosta deslizou no dia 2 de janeiro, antes mesmo da chuva recorde da última semana. O deslizamento foi na altura do bairro Jardim Montanhês, na Região Noroeste, próximo à Avenida Tancredo Neves e, até agora, ainda fecha uma faixa da marginal e ocupa a calçada.


Desabamento no Anel Rodoviário — Foto: Camila Falabela/Globo



Em nota, A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que o proprietário do lote é responsável por realizar o fechamento adequado do mesmo de forma a impedir o escoamento e o carreamento do material. O descumprimento da legislação gera multa ao proprietário no valor de R$ 917,55.


Mortes


De acordo com a Defesa Civil Estadual, 13 pessoas morreram em Belo Horizonte em decorrência das chuvas. Doze mortes foram registradas após deslizamentos, sendo cinco no Jardim Alvorada, Região da Pampulha, e sete no Vila Bernadete, na Região do Barreiro.



Como identificar sinais de deslizamento

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse, nesta quarta-feira (5), que a Defesa Civil já recebeu mais de 4 mil chamados por causa das chuvas. A maior parte é justamente para vistorias em áreas com risco de deslizamento ou desabamento.

Segundo a Defesa Civil, é possível identificar alguns sinais de que deslizamentos estão prestes a ocorrer. ⠀⠀


Trinca nas paredes.
Água empoçando no quintal.
Portas e janelas emperrando.
Rachaduras no solo.
Água minando da base do barranco.
Inclinação de poste ou árvores.

via: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente

Você já se perguntou o que acontece com a espuma do detergente que vai para o ralo depois que você lava a louça?  Diariamente, sabões, detergentes e os mais variados produtos de higiene usados nas residências e indústrias atingem o sistema de esgotos e, sem o devido tratamento, acabam indo parar em rios e lagos. Lá, causam diversos efeitos nos corpos hídricos e na vida aquática. Primeiramente, é preciso entender qual é a constituição dos sabões e detergentes. Ambos possuem substâncias denominadas  tensoativas,  ou seja, diminuem a tensão formada entre dois líquidos. Assim, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Não é à toa que costumamos usar os produtos para limpeza em geral. Os detergentes possuem outros compostos para melhorar o poder de limpeza, como os agentes  sequestrantes e quelantes , que também causam impactos ao meio ambiente. Para o produto ter atratividade e resistir longos períodos na prateleira do supermercado...

O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL ?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosõ...

ONU lança campanha para reduzir plástico nos oceanos

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material. "Clean Seas" ("Limpar os mares") se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado. Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos. Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis. "Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito mar...